segunda-feira, 28 de março de 2011

                           Pôncio Pilatos foi um lider irresponsável

O ex Presidente dos Estados Unidos Harry Truman, estava certo quando disse: “O problema pára aqui!”
 Lideres não podem passar por cima de um problema. Nós não podemos liderar sem assumir responsabilidades.Os problemas vem  de acordo com a área que o lider assume.
Pôncio Pilatos, o Governador Romano de Israel, deu-nos um péssimo exemplo de um líder que falhou em assumir responsabilidades. Quando Jesus lhe foi apresentado para julgamento, ele não pôde achar nada de errado com ele. Contudo, apesar de o julgar inocente, ele sucumbiu diante da pressão da multidão. Percebendo que eles queriam condenar um inocente, ele lhes ofereceu uma escolha: Barrabás ou Jesus? Quando eles, erradamente, escolheram Jesus como o mais cruel dos homens, Pilatos caminhou até uma pia com água e tentou lavar as mãos de qualquer responsabilidade para a sua decisão. Ele imaginou que poderia evitar as conseqüências que lhe recairiam. Pilatos cometeu o pecado de omissão e tentou evadir-se da responsabilidade por meio de um artifício legal.
 Nada disso surpreendeu os Judeus, uma vez que Pilatos tinha     toda uma história com atitudes semelhantes. Ele tendia a sempre “tirar o corpo fora” quando as coisas esquentavam. Certa vez, quando ele resolveu colocar a águia romana dentro do templo, prontamente 5.000 judeus marcharam rumo à sua casa de férias para exigir que ele a tirasse de lá. Ele, então, reuniu seu exército e exigiu que os judeus se retirassem. Como os judeus se recusaram, ele ameaçou cortar-lhes a cabeça. Os judeus caíram de joelhos e disseram: “Vá em frente!” Chocado com sua convicção moral, ele voltou atrás. Dessa ocasião em diante, os judeus dobraram a espinha desse homem e sabiam que ele correria de sua responsabilidade. Ele evidenciou compromisso político e moral.




Nenhum comentário:

Postar um comentário